São Dimas

Conta o Evangelho de São Lucas que, junto com Jesus, foram crucificados dois ladrões. Um deles, chamado Dimas, sofrendo o mesmo tormento que Jesus, arrependeu-se de seus crimes e pediu: "Senhor, lembra-te de mim quando estiveres no teu Reino". A resposta de Jesus foi "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso" (S. Lucas 23, 42-43).

Por sua fé, manifestada quase na hora da morte, São Dimas é conhecido como "A Testemunha da Misericórdia". Em Jerusalém teve início a comemoração do Bom Ladrão que professou a fé em Jesus Cristo. A devoção estendeu-se ao mundo todo.


ORAÇÃO A SÃO DIMAS (1)


Ó São Dimas, padroeiro e intercessor junto ao Senhor, com um coração cheio de confiança e de esperança me dirijo a ti. Foste o primeiro Santo a saciar-se dos frutos da Redenção: Bebeste, com alegria, nas próprias fontes da salvação. Quando, no alto do Calvário, Jesus sofria o suplício a teu lado e era injuriado pela multidão dos presentes, tiveste a lealdade e a coragem de defendê-Lo, publicamente, declarando-O inocente em contraposição à culpa que pesava sobre nós. Pediste a Ele um gesto de lembrança amiga, quando viesse em Seu Reino. Soubeste unir os teus sofrimentos aos de Cristo e aos de Maria Santíssima, Mãe das Dores. Consideraste a Cruz o triunfo do amor sobre o ódio e o pecado. O Senhor Jesus te garantiu o prêmio eterno: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso”. Ó São Dimas, dirijo-me a ti como pecador confiante, para que me conduzas com segurança a ajuda oportuna. Amém!


ORAÇÃO A SÃO DIMAS (2)


Glorioso São Dimas, agonizastes junto à cruz do Salvador e junto de Maria, Mãe e Refúgio dos pecadores. Fostes a primeira conquista de Jesus e Maria no Calvário. Fostes o primeiro Santo canonizado pelo próprio Jesus Cristo, quando vos garantiu o reino dos Céus: "HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAISO". Fostes o Santo primogênito de Maria no Calvário. Eis porque, hoje, prostrados aos vossos pés, a vós recorremos confiando na infinita misericórdia que vos santificou no Calvário, nas chagas de Jesus crucificado, nas dores e nas lágrimas de Maria Santíssima. Em nossa grande aflição, humilhados pelos nossos pecados, mas tudo esperando da vossa valiosa proteção, vos pedimos que intercedais por nós. Valei-nos, alcançai-nos as graças que ardentemente vos suplicamos (pede-se a graça). Amém!

São Dimas, rogai por nós!